Confira os principais hábitos de consumo dos brasileiros em 2022 e as principais mudanças em relação aos anos anteriores.
Mudanças em tendências de consumo são frequentes entre os consumidores. Nos últimos anos, isso tem acontecido de maneira ainda mais intensa e diversificada, devido ao mundo pós-isolamento, que acelerou ainda mais a adoção de novos hábitos e tecnologias.
Tanto empresas, quanto profissionais, precisam estar por dentro dos novos comportamentos, conceitos e padrões, para que adequem suas estratégias de marketing e vendas.
O que são tendências de consumo?
Todos os novos hábitos, conceitos e estilo de vida são tendências de consumo. E é isso que determina o comportamento do consumidor no mercado.
Em todo ano, acontecimentos econômicos, políticos, culturais e sociais influenciam a forma como as pessoas consomem. Por meio disso, são definidas novas jornadas de compra, experiências, produtos e serviços.
As variações que acontecem a cada geração por mudanças das tecnologias e das transformações culturais, por exemplo, influenciam a forma como as pessoas consomem.
Mais recentemente, a pandemia do Covid-19 transformou radicalmente os hábitos de consumo da população, que passou a fazer mais compras online, ter demandas relacionadas ao home office e intensificou a compra de produtos de higiene e saúde.
Existem inúmeras consultorias e instituições ao redor do mundo que estão constantemente fazendo pesquisas para entender os comportamentos e mudanças, as novas tendências, tudo para manter as empresas atualizadas e informadas sobre os caminhos seguidos pelos consumidores.
É importante acompanhar as tendências
É preciso acompanhar e monitorar esses hábitos de consumo sempre, para entender, com antecedência, quais serão as próximas experiências de compra.
Quando você acompanha essas tendências de consumo consegue, de alguma maneira, prever quais produtos e serviços estarão em alta. Com isso, é possível preparar as estratégias de marketing e sair na frente da concorrência, se posicionando como líder de mercado em seu segmento.
É por isso que é tão importante estar por dentro dessas formas de consumo. Além disso, uma empresa só vai ter lucro quando conseguir atender às demandas de seus consumidores, gerando valor para eles. Assim, é necessário entender quais são as necessidades e desejos desse público.
10 tendências de consumo que foram sucesso em 2022
O ano começou com a expectativa de ser bom para os negócios. 2022, mais recuperado que os dois anos que o antecederam, contou com novas tecnologias, mais debate, mudanças no atendimento e na jornada da experiência, e novos hábitos de consumo. Confira alguns dos comportamentos dos brasileiros ao longo do ano.
1. Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma das tendências mais importantes do mercado. Por conta disso, diversas empresas utilizam essa bandeira para agregar valor à marca e conquistar clientes.
De fato, cada vez mais, os consumidores preferem comprar de organizações que se preocupam com a preservação dos recursos naturais e buscam reduzir seu impacto no meio ambiente com reciclagem, reutilização e até descarte correto de resíduos.
2. Bem-estar físico e mental
A busca pelo bem-estar físico e mental foi uma das tendências de 2022. Os consumidores procuraram produtos e serviços que proporcionam qualidade de vida. Empresas que oferecem serviços associados ao bem-estar humano, como planos de saúde, academias, alimentação saudável e terapias alternativas saíram à frente.
3. Experiência de compras personalizadas
Com o avanço do Big Data, as empresas têm inúmeras informações sobre seus clientes, portanto, a personalização, que já vinha aparecendo entre as tendências, ganhou força em 2022.
Os clientes esperam que esses dados sejam direcionados para ofertas totalmente personalizadas. Além disso, eles também querem uma jornada de compra diferenciada, desde o primeiro e-mail marketing até o pós-venda.
4. Conscientização financeira
O consumidor está muito mais informado e consciente da importância da educação financeira. Muitos acreditam, inclusive, que em cinco anos estarão estáveis economicamente, segundo a pesquisa da Euromonitor.
Com isso, o consumidor mostra-se muito mais atento ao pagamento dos serviços e produtos que compra.
5. Gerações mais digitais
Com a grande inclusão digital, todas as gerações se familiarizaram mais com o mundo online, principalmente os seniores.
Com isso, as marcas precisam se atentar às especificidades desse público e adequar os sites e comunicações para incluí-los.
6. Economia circular
Os consumidores demonstraram um novo olhar para os produtos usados, tanto por questões financeiras, quanto por questões sustentáveis. Com isso, a reutilização de produtos ganhou destaque.
Há um forte crescimento das plataformas de produtos usados e, muito disso, se deve, inclusive, aos consumidores, que optaram por revender produtos parados em casa.
7. Mobilidade
Com o trabalho remoto consolidado, os consumidores passaram a viver longe do grandes centros, possibilitando o desenvolvimento do consumo em novas áreas anteriormente não tão exploradas.
8. Portas abertas ao metaverso
Muitas empresas anunciaram avanços tecnológicos no metaverso. As relações de consumo são prioridade lá. Por conta disso, o mercado teve um crescimento de ecossistemas digitais 3D e imersivos.
9. Amor-próprio
Neste ano, as pessoas buscaram hábitos que as valorizassem e exercitaram o amor-próprio. Autenticidade, aceitação e inclusão se tornaram prioridade aos consumidores e, intrinsecamente a isso, possuem um estilo de vida mais leve.
10. Compras de mercado online
Segundo um levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com a Shopper Experience, mostrou um grande crescimento para as compras de mercado online.
Em 2020, 16% dos consumidores faziam compras online em supermercados. Em 2022, 5 entre 10 consumidores já utilizam o e-commerce. Esse número deve aumentar ainda mais, pois 30% dos entrevistados que não compram online pretendem realizar o abastecimento pelo e-commerce.
Outra mudança importante é em relação ao tipo de compra realizada. Nos últimos anos, as compras de emergência ganharam destaque em relação ao abastecimento mensal. Isso influencia diretamente no crescimento das vendas do varejo online.
Principais tendências previstas para 2023
O ano de 2022 já está no fim e, por isso, especialistas começaram a analisar como será a forma de consumir do próximo ano.
A expectativa é de que, em 2023, algumas das grandes tendências de consumo estejam em pleno andamento. A sustentabilidade continuará sendo uma prioridade dos consumidores, que vão cobrar mais transparência das empresas. A saúde e o bem-estar também permanecerão em destaque.
Dentre as maiores tendências de consumo que os especialistas preveem para 2023 estão:
- Popularização da Realidade Virtual;
- Crescimento e popularização da impressão 3D;
- Casas inteligentes cada vez mais eficientes em energia;
- Sofisticação da tecnologia vestível;
- Democratização da Internet das Coisas.
Soluções para varejistas
A Onnipro está sempre de olho em todas as tendências e transformações de mercado. Com grande foco nos varejistas, cria soluções tecnológicas e flexíveis que contribuem para que o seu negócio mude de patamar.
Entre em contato com nossa equipe e confira tudo de melhor que podemos oferecer para o seu negócio.