Lojas físicas voltaram a ganhar espaço nas compras do consumidor em 2022, dispararam as vendas do varejo e demonstraram novas tendências de consumo.
Os resultados dos varejistas brasileiros no segundo trimestre de 2022 mostraram que o crescimento das vendas nas lojas físicas superou a expansão dos canais digitais, que explodiram durante a pandemia de Covid-19. Demonstrando assim, que o varejo físico é um meio de compra consolidado entre os consumidores.
Somente no primeiro semestre de 2022 o faturamento das lojas físicas do país cresceu 22% em comparação a 2021, como mostra o levantamento de Índices de Performance do Varejo, organizado pela HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Segundo o estudo, as vendas subiram 28% nos estabelecimentos de rua e 40% nos negócios em shopping centers. O aumento foi notado junto com o crescimento da movimentação do público, com uma alta de 48% em comparação à 2021.
Confira neste artigo tudo que você precisa saber sobre o retorno do consumo nas lojas físicas e a importância da personalização da jornada de compra para os clientes.
Importância da personalização da compra nas lojas físicas
Com o retorno do varejo, as lojas físicas têm como novo objetivo oferecer uma experiência mais completa para o cliente. A humanização, a conectividade e a agilidade passaram a fazer parte das principais alternativas para atrair e manter novos consumidores no varejo físico.
Com esse retorno, a loja física já não se restringe apenas às vendas, demonstrações ou retiradas de produtos. A valorização da opinião do cliente e a personalização dos produtos ou serviços foram técnicas adotadas por muitas empresas para fidelização do público-alvo no pós pandemia.
Sendo assim, é muito importante a capacitação dos colaboradores para o atendimento humanizado dos clientes. Um estudo publicado pela Accenture mostrou que 56% das pessoas têm maior probabilidade de fazer compras numa loja que os reconheça pelo nome.
Caso não seja possível personalizar determinado produto ou serviço, é interessante surpreender o cliente de outras maneiras, como com brindes, ambiente cheiroso, água, wi-fi e tantos outros.
Outra solução para as empresas que desejam impulsionar as vendas é a adoção do estilo híbrido, que incorpora várias tecnologias ao ambiente físico, principalmente nos meios de pagamento.
Os novos sistemas de pagamento, como o Pix, auxiliam no retorno às vendas presenciais, já que reduzem as despesas operacionais e facilitam as transações monetárias.
O mesmo vale para a introdução dos QR Codes nos comércios físicos, que garantem a interatividade com o cliente e modernizam o acesso a cardápios, tutoriais ou formulários.
Estratégias omnichannel podem otimizar a experiência do cliente
Também conhecida como “phygital”, esta técnica tem o objetivo de disponibilizar ao usuário os benefícios de uma experiência física e digital integradas.
Nas lojas físicas, é possível que o público tenha experiências sensoriais, sentindo textura de produtos, aromas, ouvindo algo agradável em meio à sua compra e muito mais. E ao unir a experiência física com a facilidade do digital gera-se um aumento na taxa de conversão. Os QR Codes, por exemplo, se encaixam nessas técnicas, já que permitem o pagamento do produto através do celular mesmo em compras presenciais.
Além disso, o phygital possibilita a compra de determinadas mercadorias mesmo sem que elas estejam disponíveis no estoque, o que significa que o produto será entregue posteriormente na residência do consumidor, entre outras facilidades.
A interatividade é a palavra do momento no mundo dos negócios. Esse resultado comprova que o varejo tradicional, com lojas físicas, é complementar às estratégias de vendas digitais e não concorrente.
Diversidade de meios de pagamento
Não basta ter bons preços, é necessário oferecer um produto ou serviço excelente e um atendimento de qualidade: é preciso diversificar as formas de pagamento para atrair clientes e aumentar suas vendas.
As novas soluções tecnológicas que surgiram recentemente possibilitam que as transferências sejam realizadas com mais comodidade facilitando a vida, tanto do cliente quanto do varejista.
No varejo físico, o lojista pode oferecer diversas funcionalidades como o “compre agora, pague depois” por meio de alguns modelos específicos de máquinas de cartão, além de pagamentos digitais, dinheiro e cartões.
Isso trará mais flexibilidade ao público na hora de comprar, possibilitando até compras de maior valor pelos clientes. Com a retomada do varejo físico os varejistas devem estar atentos às mudanças, a fim de se adequarem ao novo perfil de consumidor e às novas tendências de mercado.
Na prática, essas inovações irão deixar seus clientes mais satisfeitos e dispostos a indicar seu negócio como mais do que um espaço de venda, mas um centro de boas experiências.
Soluções da Onnipro para varejistas
Fato é que o varejo, que avançou em 2022, segue em pleno crescimento em 2023, com mais produtividade e rentabilidade para quem souber explorar e aproveitar as oportunidades.
É hora dos pequenos, médios e grandes varejistas se atentarem e buscarem pelas soluções que agora não são mais diferenciais, e sim, expectativas básicas dos clientes. É por isso que a Onnipro está sempre de olho em todas as tendências e transformações de mercado.
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