Existem determinadas épocas do ano em que o comércio está mais aquecido, e é nesse período que os varejistas devem aproveitar a tendência e adotar medidas estratégicas para vender mais produtos de acordo com a sazonalidade.
Sazonal é algo que acontece em períodos específicos. No comércio, a sazonalidade aproveita datas comemorativas para impulsionar determinados produtos. Nessa época, a probabilidade de fechar uma compra é maior, além das chances de aumentar o ticket médio dos clientes.
Dessa forma, a sazonalidade diz respeito às datas comemorativas ao longo do ano de acordo com as particularidades de cada negócio, seja em qual for o segmento. Além disso, ela também permite que o lojista se programe contra a baixa lucratividade em determinados períodos.
Confira nesse artigo como aumentar suas vendas aproveitando a sazonalidade do seu negócio:
O que é venda sazonal e como funciona?
Venda sazonal é uma que acontece em maior quantidade em determinado período do ano. Ela é definida como a alta temporada de consumo de certos produtos ou serviços e pode variar de acordo com o tipo de negócio.
Alguns exemplos de épocas sazonais são: dia das Mães, dia dos Namorados, dia dos Pais, páscoa, natal, férias, inverno e assim por diante. Mas, as datas comemorativas não se encaixam como sazonais em todos os negócios, já que essa particularidade depende do segmento do comércio.
Para entender quais os períodos sazonais da sua loja, é preciso se comunicar bem com seu público, de acordo com o que é importante para ele, já que, entender o panorama do seu setor é o que ajuda a sazonalidade a trazer melhores resultados.
Por exemplo, se você possui um depósito de construção, é importante perceber que muita gente investe em reformas de fim de ano. Tanto para aproveitar o 13º e as ofertas do Natal, quanto o tempo que sobra nas férias para se dedicar a isso. Ou seja, pode ser interessante estender seus descontos até o início do ano seguinte.
Fazendo essa análise, você descobre quando seu produto ou serviço é mais necessário e pode elaborar com eficiência sua campanha de vendas, levando em consideração a particularidade de cada negócio. Considerando eventos locais, datas comemorativas, estações do ano e até o histórico de vendas da organização.
Criar um planejamento bem estruturado com antecedência permite que a equipe se prepare para o aumento das vendas, abasteça o estoque, organize a logística para atender a demanda e o marketing para estabelecer e divulgar.
Agora que você já entendeu o funcionamento de uma venda sazonal, confira a seguir as melhores dicas de como aproveitar esse período para aumentar as vendas do seu varejo:
Confira 7 passos para aproveitar a sazonalidade e vender mais
- Produção e estoque
Após definir as datas sazonais do seu empreendimento, é necessário se programar com antecedência para aumentar a produção nessas épocas e ter uma boa gestão de estoque, além de conseguir bons descontos junto aos fornecedores e aumentar ainda mais os seus lucros.
Para realizar esse aumento, é importante fazer antes uma observação do negócio, verificar a estimativa de compras com base nos anos anteriores e adotar medidas de organização e planejamento adequadas para fazer a gestão de estoque corretamente e sem correr riscos.
- Converse com seu público
Outra dica extremamente valiosa é: crie campanhas que gerem interação e relacionamento com o seu cliente. Além de promover vendas em um curto prazo, campanhas sazonais podem ser uma ferramenta de vendas para o longo prazo.
Estabelecer posicionamento de marca, promover um relacionamento com o público e, assim, conquistar e fidelizar clientes pode ser muito mais vantajoso do que vender acima da média em um único dia. Por isso, elabore campanhas que atraiam, conversem e sejam relevantes para seu público.
Além disso, definir o tom de voz da campanha é importante para garantir a conformidade das campanhas de vendas com os valores da empresa, expressando a identidade e autoridade do seu negócio.
- Ofereça algo real
É importante entender que não adianta tentar direcionar a campanha de uma data comemorativa para todos os produtos do negócio, já que dessa forma, fica inviável realizar promoções e criar campanhas o suficiente para todos os produtos.
Por isso, defina o que será oferecido ao público e crie iniciativas verdadeiras que agreguem valor, como promoções progressivas que incentivam o consumidor a comprar mais itens, kits temáticos que ofereçam um conjunto de produtos que tenham a ver com a data comemorada, desconto em produtos ligados à data, cupons de desconto, produtos de edição limitada e outros.
- Invista em marketing
Na época de vendas sazonais a busca por determinado produto é grande, e com isso, a concorrência também. Outras empresas do ramo também querem atrair mais clientes e vender mais.
Por isso, é necessário trabalhar com todas as ferramentas disponíveis para divulgar o diferencial da marca e despertar interesse do público-alvo. Para isso, o planejamento de ações de marketing físico e online é uma boa ideia de investimento.
Criar campanhas estratégicas com o objetivo de divulgar a marca e proporcionar mais apelo aos produtos oferecidos é uma excelente oportunidade para garantir maior lucratividade e fidelizar clientes.
- Divulgação pelas redes sociais
Seguindo o raciocínio do passo anterior, uma boa sugestão é aplicar ações de marketing também nas redes sociais, mesmo que seu negócio seja físico. Esses meios de comunicação ajudam a criar um relacionamento mais pessoal com os consumidores e faz com que eles criem mais confiança na marca.
Além disso, a produção de conteúdo útil e de qualidade ajuda a promover o seu negócio e criar uma relação mais próxima com o cliente. Assim, no momento em que eles precisarem de um determinado produto, vão se lembrar da sua marca e vão procurar sua loja para adquirir o produto.
- Personalização e humanização
Invista na personalização e humanização da experiência do cliente com seu negócio para além dos produtos, mas sim como um todo. Isso envolve o atendimento, os conteúdos, as interações, o processo de compra e pagamento e o relacionamento da empresa com o cliente.
O processo em todas as etapas deve ser coerente e ocorrer sem atritos, para que assim o consumidor tenha uma percepção unificada e positiva sobre a marca, criando assim uma experiência de excelência com cada um de seus consumidores. A humanização nessas etapas é fundamental para fidelizar clientes ao seu negócio.
- Infraestrutura em dia
E, por fim, mas muito importante, prepare sua loja para receber muitos clientes. De nada adianta criar as melhores promoções se a sua loja não estiver preparada para lidar com o aumento de acessos e pedidos.
Caso seu sistema ou meio de pagamento caia, por exemplo, o efeito da campanha sazonal pode não ser tão positivo. Sendo assim, garanta que a sua loja seja capaz de suportar uma maior quantidade de pessoas e busque fazer manutenções prévias.
Quanto ao meio de pagamento, escolha um com tecnologia robusta, capaz de processar diversas transações por segundo e sem deixar de oferecer as opções de pagamento favoritas do público, como o cartão de crédito.
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