Quando as empresas visam ofertar uma experiência completa aos seus clientes é comum buscar soluções que atendam outras necessidades não diretas do seu nicho de atuação. Entre essas novas possibilidades estão os serviços financeiros, como a oferta de crédito por meio de cartão private label ou crediário.
Atualmente, o mercado financeiro atravessa um processo de descentralização, no qual o cliente torna-se cada vez mais independente de instituições, podendo realizar transações financeiras em múltiplas possibilidades ofertadas pelos novos empreendimentos, como as fintechs. Dessa forma, diversas empresas têm buscado modos de ampliar o atendimento ao cliente e oferecer experiências de compra mais completas.
Esse modelo de negócio é projetado para agilizar os processos financeiros para os consumidores, facilitando o acesso aos serviços de que precisam no momento exato. Além de criar maior valor para os clientes, incorporar serviços financeiros no mix de produtos da sua empresa traz diversos benefícios ao seu negócio.
Ao ter soluções de Credit as a Service (CaaS), por exemplo, a sua empresa facilita o acesso ao crédito e é percebida pelos clientes como um parceiro importante em situações de dificuldade.
Entenda mais neste artigo as maiores vantagens em entregar ofertas de crédito aos seus clientes e tudo que você precisa saber para implementar essa estratégia na sua marca:
Como disponibilizar ofertas de crédito na minha empresa?
Hoje, as melhores práticas de oferta e gestão de crédito são por meio dos cartões de crédito próprios, também conhecidos como private label, ou por meio da modernização do crediário da loja. Ambas as maneiras são formas eficientes e rápidas para melhorar a fonte de receita para empresas e diminuir o número de clientes inadimplentes.
Uma outra nova modalidade de pagamento que funciona como um carnê crediário, mas de maneira digital, recebe o nome de BNPL, ou “Buy Now Pay Later”, que em tradução livre significa “Compre Agora e Pague Depois”.
Na prática, a ideia funciona como o antigo carnê crediário, em que o consumidor pagava em parcelas na loja o produto levado. Com o BNPL, o consumidor não tem necessidade de ser cliente de uma instituição financeira, ou ter limite pré-estabelecido.
Já o cartão próprio possibilita um maior controle de clientes inadimplentes, pois o seu uso é limitado à renda do consumidor. Isso significa que quem tem menor renda terá limites menores no cartão, restringindo os seus gastos.
Além disso, diferentemente do crediário, a loja fatura com os juros, taxas e encargos agregados à fatura do cartão, bem como outros serviços financeiros que podem ser incrementados, como seguro de vida, recarga de celular, garantia estendida etc.
Para os gestores de varejo que adotam esse cartão de crédito, é necessário também administrar as operações realizadas por meio dele dentro da empresa. Isso pode ser feito por meio de uma solução tecnológica específica, que realiza o processamento do cartão. Com essa solução, é possível gerenciar todas as transações feitas nessa modalidade de crédito.
Quais os benefícios em oferecer crédito ao seu cliente?
Os benefícios são inúmeros, mas podemos destacar como principal a obtenção de outra fonte de renda segura por meio das concessões de crédito, como em encargos, taxas, serviços e entre outros.
Contudo, esse não é o único benefício das ofertas de crédito, principalmente pelo cartão próprio. Incluir esse serviço financeiro dentro da sua plataforma, favorece a fidelização dos clientes, pois eles passam a depender do seu negócio para outras necessidades que não só as relacionadas com o core business da sua empresa.
Além disso, disponibilizar essas soluções fortalece, reforça e divulga a marca própria da sua empresa e melhora o relacionamento com os clientes, diminuindo assim a sua inadimplência. Além de incentivar compras por impulso, aumentando o valor do ticket médio, e automatizar o processo de gestão de crédito, de forma que a empresa seja capaz de reduzir custos e elevar a produtividade.
A digitalização dos processos criou soluções que podem ser acessadas na palma da mão e inseridas dentro de plataformas já existentes, apenas com integrações API. É assim que empresas de diversos segmentos podem se tornar fintechs, com integrações simples, mas inovadoras para seus consumidores.
Como fornecer crédito aos seus clientes, na prática?
Uma vez que você decidiu expandir o portfólio de produtos e serviços financeiros, o primeiro passo para oferecer crédito é contratar uma instituição financeira que disponibilize integração com diferentes plataformas.
Essas soluções financeiras serão gerenciadas por essa processadora por meio de uma plataforma White Label, assim o seu negócio passará a ser comissionado por cada concessão de crédito, por exemplo. Dessa forma, a sua empresa passa a oferecer mais um produto, sem a burocracia de se tornar uma instituição financeira.
Além disso, as operações são livres de risco para a sua empresa. Aqui na Onnipro, além de todos os serviços que implementamos para você, sua empresa fica livre de preocupações, já que nós nos responsabilizamos por realizar a análise de crédito e fazer a cobrança, caso seja necessário.
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