Confira como a etapa de pagamento é estratégica e pode ser fator decisivo na transformação digital.
Já tem alguns anos que a transformação digital vem avançando. Com a pandemia, esse movimento de inovação ganhou ainda mais força.
Em alguns momentos, a compra online tornou-se a única opção possível e, justamente por isso, muitas empresas fizeram um grande esforço para tornar a experiência do cliente cada vez melhor e mais positiva.
Para se ter uma ideia, de acordo com a Consultoria eMarketer, o Brasil é o 10º maior varejo eletrônico do mundo e o segundo no top 10 de crescimento do varejo online.
A etapa de pagamentos é uma das mais importantes no processo de compras e, por isso, é vista como uma das mais estratégicas para o varejo.
Novos meios de pagamento, como Pix, QR Code e carteiras digitais chegaram e impulsionaram o crescimento desse mercado de pagamentos e vieram ao encontro das necessidades dos clientes, que estão cada vez mais exigentes.
As empresas precisam investir e se adaptar rapidamente às novas formas de receber pagamento online para não deixar lacunas aos seus concorrentes.
Confira, a seguir, quais são os meios de pagamento que mais se destacam e como eles funcionam, e as principais tendências de varejo para pagamento.
Pagamento é crucial para boa experiência
Não é novidade que os consumidores prezam por uma boa experiência. Segundo uma pesquisa conduzida pela PWC, 47% dos consumidores brasileiros deixariam de comprar de uma marca, mesmo que seja uma que eles gostem, em caso de uma experiência ruim.
Os clientes procuram marcas que lhes deem autonomia e ofereçam alternativas simples e eficazes em todas as jornadas de compra, principalmente no processo de pagamento.
Sendo assim, as marcas precisam estar atentas e atualizadas, para conseguir atender às expectativas e exigências de seus consumidores.
Tendências de pagamentos digitais
Como já mencionado, a mudança do offline para o comércio online e os métodos de pagamento digital são caminhos sem volta. Além das carteiras digitais e do Pix, já amplamente aceitos no Brasil, as principais tendências em pagamento digital são:
- Criptomoedas
Trata-se de uma carteira digital composta por moedas digitais. As transações acontecem pela conta do usuário, que gera senhas de acesso para serem usadas uma única vez.
- Biometria/Reconhecimento facial
Trata-se da leitura facial, de retina ou por impressão digital, que substituem as senhas. Essa modalidade reduz as fraudes, mas ainda está em fase de testes.
- BNPL (Buy Now, Pay Later)
É a tendência preferida de pagamento dos Millennials. Essa forma de pagamento permite comprar online e pagar pelo produto mais tarde, porém diferente dos cartões de crédito tradicionais, cujo o pagamento posterior é vinculado ao banco emissor do cartão, essa forma de pagamento é negociada diretamente com o estabelecimento.
5 Principais formas de pagamento online
As principais formas de pagamento online são:
1. Boleto Bancário
De acordo com o blog Fintech, o boleto bancário contempla 16,9% das compras online feitas no Brasil. De fato, essa é uma opção popular e democrática para atrair mais clientes, devido ao grande número de pessoas sem conta bancária.
Nessa opção de pagamento, o cliente solicita a transação na loja virtual, emite o boleto e pode pagar tanto de maneira digital, com o aplicativo ou Internet Banking, ou até mesmo de maneira offline, em casas lotéricas.
Um dos pontos negativos dessa modalidade de pagamento é a demora no processamento da transação. Ela pode levar até dois dias para ser liquidada. Com isso, a demora no envio da mercadoria é bem maior do que em pagamentos realizados por Pix ou cartões de débito e crédito.
2. Débito online
É um método rápido, prático e seguro. O débito online é uma forma de pagamento perfeita para quem prefere ter mais controle sobre o dinheiro da conta corrente, sem deixar a cobrança apenas para o fechamento da fatura.
Para realizar o pagamento, o consumidor deve inserir os dados solicitados e a senha bancária que utiliza para fazer pagamentos nas maquininhas de cartão.
3. Cartão de crédito
Em 2022, essa forma de pagamento foi responsável por 54,8% de todas as vendas feitas no e-commerce. Como é possível visualizar nos dados, é uma forma de pagamento já consolidada, mesmo antes da transformação digital e do crescimento do e-commerce.
Dentre as principais vantagens estão a velocidade com que os pagamentos são aprovados pelas instituições bancárias, toda a credibilidade e suporte oferecidos pelas instituições bancárias por trás do procedimento e até mesmo o fluxo de preenchimento automático, com a possibilidade de deixar os dados do cartão salvos na loja para agilizar as próximas compras.
O uso dessa forma de pagamento oferece uma alta conversão de vendas e de fidelização dos clientes.
4. Pix
A modalidade de pagamento por Pix permite o pagamento instantâneo, 24 horas por dia, sete dias por semana, o que o torna bem mais eficiente do que o TED e DOC. É considerado um excelente método tanto para os clientes dos bancos quanto para o recebimento de pagamento das empresas.
De acordo com o Infomoney, na época da implementação do Pix, em 2021, ele era aceito por apenas 16,9% nas lojas virtuais do país. Hoje, esse número quase quadruplicou, alcançando 74,6% em 2022.
5. Carteira Digital
Segundo dados do TIinside, essa é uma das modalidades de pagamento que mais cresce. No segundo trimestre de 2022, os valores operados pelas e-wallets tiveram um aumento de 136% quando comparado ao mesmo período em 2021.
As carteiras digitais são escolhas seguras e práticas na hora de realizar pagamentos online. Com elas, os dados do cartão já ficam salvos no dispositivo em que é realizada a compra. Outra facilidade e segurança é não precisar inserir dados em sites de terceiros.
Além disso, oferecem a possibilidade de realizar a transação presencialmente pela tecnologia do pagamento por aproximação por meio de celular ou qualquer outro dispositivo.
O futuro do mercado de pagamentos
É importante estar atento e preparado para todas as transformações digitais, para que o mercado de pagamentos a acompanhe. A Onnipro tem as melhores soluções para que as empresas cresçam, oferecendo o que tem de melhor nessa área aos seus clientes.
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