Entenda como o varejo alimentar pode utilizar de elementos para acelerar movimentos estratégicos ligados ao desenvolvimento de produtos, reconfiguração de lojas, precificação e potencialização da experiência dos consumidores.
Considerado um setor muito dinâmico, o varejo de alimentos e bebidas mantém, para 2023, as perspectivas positivas que o acompanharam nos últimos anos.
Desde a pandemia, o segmento foi um dos que mais passou por transformações, como a aceleração da implantação da automação produtiva para garantir processos mais higiênicos, o aumento do delivery no varejo e a procura por alimentos mais saudáveis.
Confira neste artigo quais serão as principais perspectivas e tendências deste ano para o varejo alimentar, além de dicas para preparar o seu negócio para vender mais:
Confira as principais tendências e perspectivas para o varejo alimentar em 2023:
Antes de tudo, é importante ressaltar que o foco do negócio no consumidor é o que pode, de fato, ajudar seu varejo a se tornar perene, independentemente de qualquer cenário.
Dessa forma, o mais importante é entregar uma boa loja e serviços que agreguem valor, pois há cada vez mais consumidores que buscam experiências de compras que vão além dos produtos.
Nesse contexto, segundo pesquisa da Forbes Agro, serão tendências de consumo na indústria de alimentos neste ano:
- Novos padrões de compra de alimentos saudáveis e limpos, com uma nova demanda por alimentos e bebidas premium e a valorização da Certificação Orgânica.
- Maior apreço por programas ampliados de nutrição e assistência alimentar, além de uma maior visibilidade para o uso de tecnologia em supermercados, para uma melhor experiência de compra.
- Varejo supermercadista atraindo consumidores mais jovens, ecologicamente conscientes. E um aumento no consumo de alimentos processados à base de plantas – aveia, legumes, etc.
Tendo em vista as tendências alimentícias de consumo, veja a seguir as práticas mais eficazes para você implementar no seu supermercado a fim de preparar o seu negócio para oferecer uma melhor experiência de compra para o seu cliente:
7 passos para preparar o seu varejo alimentar para vender mais em 2023
- Utilize da sazonalidade
O setor alimentar é muito concorrido, e para que seu negócio tenha uma boa atuação de mercado, é fundamental criar e aproveitar todas as oportunidades possíveis, assim, seu empreendimento será cada vez mais conhecido pelo público.
A sazonalidade é muito importante no crescimento dos supermercados e deve ser aproveitada ao máximo, pois é uma excelente maneira de criar oportunidades de vendas.
Nos supermercados, os períodos sazonais fazem com que certos períodos do ano sejam melhores em vendas do que outros, e é importante conhecer as datas comemorativas e aspectos locais para que nos períodos de baixas vendas, os consumidores sejam atraídos a comprar mais.
- Promova ações semanais
O seu supermercado não pode ser atrativo apenas quando há ofertas irresistíveis ou ações promocionais sazonais. É importante manter o interesse dos clientes para que eles mantenham a frequência de visitas. Para isso, é possível criar estratégias como:
- Entrega gratuita acima de um determinado valor;
- Enviar por WhatsApp ou SMS as ofertas da semana;
- Criar ações semanais específicas, como a segunda do hortifruti, a terça da carne, a quinta da limpeza, entre outros.
- Invista em comunicação visual
Para que a comunicação visual do supermercado seja assertiva, uma série de estratégias devem ser aplicadas para que o cliente tenha a melhor experiência possível enquanto está na sua loja.
Estratégias como o marketing sensorial e a psicologia das cores são muito importantes para impactar no comportamento de compra dos clientes. Uma boa comunicação visual é extremamente importante para que seja possível criar nos consumidores uma identificação com a sua marca.
Para isso é necessário:
- Layout atrativo
- Limpeza
- Investir na parte interna
- Conheça o seu público
- Coerência
- Iluminação
Além da estrutura física do negócio, é importante que a comunicação visual seja profissional em todos os detalhes, incluindo encartes físicos e digitais, cartazes de ofertas, etiquetas, e redes sociais. Isso demonstra que seu supermercado é verdadeiramente profissional e qualificado, transmitindo aos clientes uma boa impressão sobre a sua marca.
- Crie um perfil no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é a plataforma do Google na qual as empresas podem ser divulgadas de maneira gratuita e serem encontradas pelos clientes no Google Maps.
No momento em que um cliente que esteja na sua área de localização fizer uma procura sobre produtos ou serviços que sua empresa oferece, o perfil da sua loja será mostrado na página inicial do Google.
Essa é uma excelente maneira de promover o crescimento do negócio, já que o Google é a principal fonte de pesquisas dos consumidores.
Para saber como criar um perfil comercial no Google Meu negócio e todos os benefícios para a sua empresa, leia também:
- Utilize de relatórios gerenciais
É importante que todos os processos da empresa sejam bem estruturados e organizados, e é para auxiliar nessa gestão que existem os relatórios gerenciais.
Estes relatórios consistem na documentação de resultados obtidos pela empresa que permitem ao gestor analisar aspectos relevantes do negócio com dados concretos em mãos.
A realização deste processo permite a identificação dos pontos fortes do negócio, que merecem maior investimento e foco, e também os pontos fracos, que devem ser analisados com ainda mais atenção para que possam ser aprimorados.
- Ofereça benefícios exclusivos
Além de fazer com que o cliente sempre se lembre do seu supermercado, é importante também que ele perceba vantagens em se relacionar com a sua marca.
Quanto mais próximo o relacionamento com o cliente, mais fácil é fidelizá-lo, por isso, é importante investir em diferenciais como clubes de descontos, programas de fidelidade e outros benefícios como cashback.
Esses benefícios garantem o aumento das vendas e do ticket médio das compras, além de incentivar ainda mais os clientes fiéis a permanecerem, coletar dados importantes dos clientes e criar um vínculo emocional do cliente com a marca.
- Invista na praticidade de pagamentos
Os clientes, hoje em dia, desejam praticidade na hora de fazer suas compras no supermercado. Desse modo, qualquer perda de tempo dentro do estabelecimento já é o suficiente para proporcionar uma experiência de compra desagradável.
Por isso, a etapa de pagamentos é uma das mais importantes no processo de compras e, por isso, é vista como uma das mais estratégicas para o varejo.
Disponibilizar os novos meios de pagamento, como Pix, QR Code, carteiras digitais e cartões de crédito próprios impulsionam o crescimento do negócio e vão ao encontro das necessidades dos clientes, que estão cada vez mais exigentes.
Por isso, a Onnipro tem as melhores soluções de pagamento para que as empresas cresçam, oferecendo o que tem de melhor nessa área aos seus clientes.
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