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Entenda o que é a hiperpersonalização na jornada de compra do varejo

por Onnipro | jun 6, 2023 | Varejo

Hiperpersonalização

Promover produtos e serviços baseados nos valores, comportamentos, hábitos e opiniões de cada consumidor é condição básica para que empresas sigam competitivas no mercado.

Nos últimos anos, o perfil dos consumidores se transformou e eles se tornaram mais exigentes, buscando atendimento ágil, individualizado e personalizado.

Diante disso, as empresas, sobretudo do comércio varejista, precisaram se adaptar a essas mudanças e apostar em metodologias eficazes como a hiperpersonalização de campanhas.

A hiperpersonalização consiste em uma experiência customizada da jornada de compra do consumidor em tempo real. De maneira simplificada, ela usa o maior número de informações sobre o cliente para entregar um atendimento com satisfação garantida.

Ela permite que as marcas se aproximem dos seus clientes tendo em vista as suas necessidades e desejos, usando dados e outras informações que permitam um melhor conhecimento de seu público para fidelizá-lo e impactá-lo positivamente.

Empresas focadas nessa estratégia encontram mais oportunidades de crescimento dos negócios. Isso ocorre porque elas usam as informações adquiridas para entregar serviços e produtos exclusivos e tornar a relação com o consumidor ainda mais próxima e forte.

Além disso, esse tipo de estratégia garante o melhor desempenho para a empresa e proporciona diversas vantagens, como:

  • Conhecer as dores e necessidades dos clientes;
  • Ter um conhecimento aprofundado sobre o perfil do seu público;
  • Agilizar o processo de compra;
  • Aumentar as vendas complementares;
  • Maior fidelização e satisfação do público;
  • Melhoria no atendimento.

Conheça neste artigo tudo sobre a hiperpersonalização e como aplicá-la no seu negócio:

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O que é hiperpersonalização?

A estratégia combina dados comportamentais e históricos retirados de diversos pontos de contato para criar experiências altamente personalizadas e alinhadas às necessidades desse público.

Além disso, a hiperpersonalização identifica os aspectos em que a empresa apresenta “falhas” na jornada de consumo, conseguindo mostrar exatamente os pontos que podem ser aperfeiçoados no processo.

Este tipo de experiência também consiste em oferecer produtos, serviços e soluções diretamente ligadas ao que o cliente realmente precisa, pois utiliza de dados para entender e conhecer o perfil de cada comprador.

Assim, as empresas são capazes de desenvolver soluções de venda adequadas aos comportamentos e às necessidades de seus atuais e potenciais clientes, aumentando a conversão. Em geral, as campanhas são mais úteis e complexas do que as tradicionais.

Portanto, de modo geral, o intuito da hiperpersonalização não é apenas fazer com que o consumidor tenha uma experiência individualizada, mas também que consiga solucionar as suas necessidades de maneira mais rápida, eficiente e através do canal de sua preferência.

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Como usar a hiperpersonalização na prática?

De modo geral, a hiperpersonalização funciona com base no conceito de omnichannel — um tipo de estratégia que integra diferentes canais de venda e de comunicação da empresa e, a partir disso, proporciona uma experiência de compra simples, completa e unificada.

Para isso, as empresas utilizam dados em tempo real para compreender e conhecer o perfil dos compradores, a partir de dados obtidos por meio de Inteligência Artificial, Big Data, internet, reconhecimento de voz e chatbots, por exemplo.

Dessa forma é possível encontrar o canal favorito do cliente, utilizar a linguagem adequada e mostrar a ele que você pode ajudá-lo, assim como surpreendê-lo com boas sugestões de produtos ou serviços associados às suas necessidades.

A hiperpersonalização possibilita que os profissionais de marketing digital ampliem suas estratégias para além da segmentação, especialmente por conta das decisões baseadas em Inteligência Artificial.

Assim, é possível oferecer o produto certo, para a pessoa certa, no momento ideal e com preço justo para estimular o engajamento e a ação dos consumidores.

Com isso, os resultados tendem a potencializar o negócio, uma vez que, ao se sentir bem na jornada de compra, o cliente passa a admirar a empresa, torna-se fiel a ela e passa a indicá-la para outras pessoas.

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5 dicas de como implementar a hiperpersonalização em sua empresa:

  1. Personalize o atendimento

É importante saber transformar o atendimento de forma que o seu cliente se sinta bem, falando tanto por telefone como por chat.

É preciso estar em uma constante busca para não oferecer um atendimento robotizado e sim, um atendimento humanizado, investindo em saudações simpáticas e utilizando a mesma linguagem de seu consumidor.

  1. Implemente a estratégia omnichannel

O omnichannel é uma estratégia fundamental para tornar a experiência do cliente agradável e fidelizá-lo. Trata-se de um mecanismo de integração de diferentes canais de vendas utilizados por uma empresa.

Cada canal apresenta diversas possibilidades para levantar dados e insights sobre os consumidores, possibilitando que os gestores tenham uma visão completa de qual ponto da jornada o cliente está naquele momento, a fim de oferecer uma experiência de compra mais fluida.

  1. Use os dados ao seu favor

Como os clientes analisam diversos fatores antes da compra, quanto mais dados qualificados estiverem disponíveis para as empresas, melhor será o processo de implementação da hiperpersonalização.

Outro aspecto importante é que, ao coletar dados, é necessário implementar estratégias para categorizar os engajamentos, isto é, conversas sobre um produto com defeito, compras repetidas, clientes insatisfeitos, entre outros.

  1. Mapeie a jornada de compra do seu público

Depois de implementar o omnichannel e coletar dados, é fundamental mapear o comportamento e as características de consumo do seu público. Os pontos de contato podem variar conforme a idade, o gênero e a localização dos consumidores.

Por isso, identifique os principais canais utilizados — site, redes sociais, aplicativos, e-mail ou chat — e quais pessoas usam com maior frequência. A partir disso, é possível aproximar ainda mais os clientes e garantir ao cliente uma experiência positiva.

  1. Utilize insights de clientes

De forma resumida, os insights consistem nas reações que os clientes têm de uma empresa a partir da experiência de compra.

Eles são essenciais para a estratégia de hiperpersonalização, pois ao conceder informações relevantes sobre suas experiências, os clientes permitem que a empresa elabore estratégias mais eficientes.

Portanto, o ideal é ouvir o cliente, estar atento às suas preferências, problemas e necessidades, para assim obter uma visão mais ampla dos aspectos que afetam suas decisões de compra.

Por fim, para que as estratégias de hiperpersonalização sejam bem-sucedidas, o ideal é que os clientes sejam tratados de forma individualizada e que a empresa esteja sempre disposta a se reinventar para oferecer uma experiência ainda melhor para eles.

Agora que você já conhece a importância da hiperpersonalização do cliente para as empresas, não deixe de utilizar essa estratégia para ampliar sua rentabilidade e a satisfação do seu público.

Disponibilizar meios de pagamento variados impulsionam o crescimento do negócio e vão ao encontro das necessidades dos clientes, que estão cada vez mais exigentes.

Por isso, a Onnipro tem as melhores soluções em processamento de cartões para que as empresas cresçam, oferecendo o que tem de melhor em pagamentos aos seus clientes.

Desde cartões bandeirados, private label e híbridos, cartões integrados às contas digitais, cartões de crédito pré ou pós-pagos, e processamentos e serviços especializados em Backoffice, temos soluções tecnológicas e flexíveis para que o seu negócio mude de patamar.

Entre em contato com nossa equipe e escolha a solução mais adequada às suas necessidades.

Leia mais: BIN Sponsor: Conheça os diferenciais competitivos ao escolher um para o seu negócio

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