Estudo revela que a Geração Z lidera ranking de expectativa de consumo em diversos setores e investimentos.
A Geração Z, composta pelos jovens nascidos entre meados dos anos de 1995 e 2009, está cada vez mais influente no cenário do consumo. Com um conjunto único de características e valores, esse grupo está moldando as tendências e ditando as preferências de consumo.
De acordo com o estudo Consumer Pulse da TransUnion, uma empresa global de informações e insights, a Geração Z tem impactado o consumo no Brasil.
Além disso, o estudo demonstrou que essa Geração, que consiste em jovens com pouco ou nenhum histórico de crédito, é a que mais deseja ampliar o seu nível de crédito, liderando o ranking de expectativa de consumo em 2023 no país.
Dessa forma, esses usuários tornam-se alvo para ofertas de produtos e serviços financeiros de empresas que buscam aumentar a receita alcançando um nicho de consumidores ainda pouco explorado.
O estudo revelou também que:
- O cartão de crédito é o produto financeiro mais citado desta geração
- Relataram fazer de 50% a 75% de suas transações online
- Risco de fraudes digitais preocupa 85% dos entrevistados
- Espera gastar mais de 26% em compras no varejo em comparação com as outras gerações.
Confira neste artigo mais detalhes sobre esse estudo e as características fundamentais desta geração:
Leia mais: 7 passos para aproveitar a sazonalidade e vender mais
O que é a Geração Z?
A Geração Z (indivíduos que nasceram entre 1995 e 2009) possui valores e prioridades distintos em comparação com as gerações anteriores. Eles valorizam a sustentabilidade, a diversidade, a responsabilidade social e a autenticidade.
Esses princípios refletem em suas escolhas de consumo, buscando marcas que compartilhem desses valores e demonstrem um compromisso genuíno com causas sociais e ambientais.
Além disso, a Geração Z é a primeira a crescer em um mundo totalmente conectado. A influência das mídias sociais e das plataformas digitais desempenha um papel fundamental na formação de suas preferências de consumo.
Esses jovens estão constantemente expostos a influenciadores digitais, resenhas de produtos e recomendações online, o que molda suas escolhas e cria uma cultura de compartilhamento e recomendação entre eles.
Outras principais características são:
- Valorizam a diversidade e a inclusão, promovendo a igualdade de gênero, raça e orientação sexual.
- São ambientalmente conscientes e buscam soluções sustentáveis para preservar o meio ambiente.
- Possuem uma mentalidade empreendedora e buscam independência financeira desde cedo.
- Priorizam a autenticidade e valorizam experiências pessoais e únicas.
- Têm um forte senso de justiça social e se engajam em causas sociais e ativismo.
- São consumidores exigentes, procurando por produtos e marcas que compartilhem seus valores.
- Utilizam as mídias sociais como plataforma de expressão e influência, seguindo influenciadores digitais.
- Buscam equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, valorizando o bem-estar emocional e mental.
- Têm habilidades digitais avançadas e são nativos digitais, dominando tecnologias e mídias sociais.
- Buscam personalização, conveniência, transparência e produtos/serviços adaptados ao seu estilo de vida.
Leia mais: Varejistas devem focar na personalização da jornada do consumidor
Conheças os principais segmentos que atraem essa Geração
Segundo o estudo, em 2023, 37% da Geração Z espera gastar mais em compras no varejo, em comparação com 26% de todas as outras gerações.
A comparação e maior interesse desse público também se manifestou em outros segmentos, como: 31% da Geração Z espera gastar mais com cuidados e serviços médicos (versus 23% do total das outras gerações), e 34% planeja aumentar seus gastos com fundos de aposentadoria e investimentos (versus 24% do total das outras gerações).
Leia mais: Como melhorar a experiência de compra do consumidor no varejo de moda?
Necessidade de crédito é maior com público jovem
Já em relação às necessidades de crédito, o estudo mostra que o cartão de crédito é o produto financeiro mais demandado para 2023 entre as pessoas entrevistadas.
Dentre os principais consumidores estão os Millennials (pessoas nascidas entre 1980 e 1994) e a Geração Z, com 60% e 50% respectivamente, e os consumidores com renda mensal acima de R$5 mil reais com 47%.
Em segundo lugar estão os empréstimos pessoais: 40% das pessoas entrevistadas planejam solicitar um novo empréstimo pessoal em 2023, sendo que 45% é da Geração X (nascidos entre os anos de 1965 e 1979), e 45% possuem renda mensal de até R$1 mil.
Dessa forma, é certo que as empresas precisam adaptar suas estratégias para atender às demandas e preferências dessa geração que valoriza o poder de compra, a autenticidade, a sustentabilidade e experiências significativas.
Leia mais: Retorno do consumo nas lojas físicas e crescimento do varejo
A importância da digitalização e inclusão financeira
Também segundo o estudo, 29% dos entrevistados relataram que realizam entre 50% e 75% de suas transações on-line, incluindo serviços bancários, compras e trabalho remoto.
No entanto, apenas 5% das pessoas de baixa renda afirmaram fazer o mesmo. Entre as gerações, Millennials foram os que mais consumiram via canais digitais, com 34%.
O acesso a produtos e serviços financeiros, especialmente o crédito, ainda é uma barreira para a população de baixa renda. Um dos principais motivos é a falta de histórico de dados dessa população, fazendo com que as empresas tenham dificuldade de mensurar o risco de crédito desta importante parcela da população.
Como se preparar para atender as expectativas de consumo dessa Geração?
A liderança da Geração Z no ranking de expectativa de consumo indica que eles estão moldando as tendências de mercado e influenciando a forma como as empresas se posicionam. As marcas precisam entender seus desejos, necessidades e valores para conquistar essa geração exigente.
Uma forma fácil e rápida de fazer isso, é entender o que eles buscam e oferecer isso a eles. Como vimos acima, o cartão de crédito é o meio mais buscado por esses usuários para aumentar seu poder de compra. Dessa forma, que tal oferecer o próprio cartão do seu varejo?
Com programas de recompensas, promoções exclusivas e acesso a crédito, os cartões de loja podem incentivar os consumidores a consumirem mais e a se tornarem clientes fiéis.
Com a Onnipro, você cria seu próprio cartão, com a sua marca e fideliza seus clientes. Aqui você tem acesso a uma infraestrutura completa e robusta de serviços financeiros para criar o seu cartão do jeito que você quiser, de forma rápida, prática e com um ótimo custo-benefício.
Realizamos também a integração de cartões às contas digitais, buscando otimizar financeiramente seu negócio, explorando todas as possibilidades de linhas de receita.
Venha conhecer tudo que podemos fazer para o seu negócio. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e produtos.
Leia mais: Passo-a-passo de como emitir seu próprio cartão de crédito private label