Tendência do varejo hiperfísico fará com que as lojas físicas se tornem verdadeiros hubs de conexão entre marcas e pessoas a partir de 2023.
O termo varejo hiperfísico está ganhando espaço nas discussões mais importantes quando o assunto é a evolução do varejo.
A tendência é que inovação nas lojas físicas passe a andar de mãos dadas com o visual merchandising, tornando esses espaços mais modernos, interativos e inovadores.
Além de fazer das lojas interlocutores de assuntos importantes para a sociedade, de forma a gerar nos consumidores uma sensação de pertencimento e identificação.
Nesse sentido, o varejo hiperfísico oferece muito mais do que a simples venda de produtos. Diz também sobre o impacto sensorial por meio da provocação de sentidos, da fluidez de formatos e do protagonismo dos usuários.
Confira neste artigo tudo que você precisa saber sobre a nova tendência do varejo hiperfísico:
O que é o varejo hiperfísico?
O varejo hiperfísico é uma evolução do varejo físico tradicional que apresenta um novo sentido à jornada de compra nas lojas físicas, devido às novas exigências do consumidor pós pandemia.
Essa tendência foi apresentada no início deste ano, nos EUA, no evento conhecido como o Big Show do varejo, a “NRF 2023: o futuro do varejo”. O evento reúne anualmente cerca de 40 mil varejistas, fornecedores e especialistas do setor.
As experiências de compra hiperfísicas são aquelas que ocorrem em lojas físicas ou pontos de venda físicos, onde o cliente tem a possibilidade de interagir diretamente com o produto, experimentá-lo e compará-lo antes de realizar a compra.
Além disso, essas experiências também podem incluir atendimento personalizado, interação social e outras atividades que tornam a compra mais agradável e eficiente.
Essas experiências são importantes para fidelizar os clientes e tornar a experiência de compra mais satisfatória e memorável. É por isso que muitas lojas físicas estão investindo em tecnologias e inovações para melhorar ainda mais a experiência do cliente na loja.
Principais características do varejo hiperfísico
As transformações no setor estarão pautadas em três pilares importantes: o impacto sensorial, o foco nas pessoas e a fluidez.
Por conta disso, as lojas deixam de seguir os formatos tradicionais, demandando novos desenhos para as operações físicas. Confira:
- Impacto Sensorial
O impacto sensorial provoca sentimentos e desperta emoções.
Esse aspecto representa os novos hábitos de consumo dos usuários, que buscam em sua jornada de compra física viver experiências sensoriais que vão além da aquisição de produtos.
Mais do que nunca o visual merchandising se torna uma ferramenta crucial para que o varejo consiga oferecer essa experiência interessante para seus consumidores, um dos pontos mais importantes desta jornada.
Dessa forma, se torna importante que todo o ambiente da loja provoque os sentidos e desperte emoções no consumidor. Seja através do próprio design do ambiente, da criatividade das campanhas, do atendimento ao cliente e outros.
As impressões que o consumidor tem de uma marca despertam interesse, constroem relacionamentos, geram fidelidade e conexão de valores.
- People Experience
O olhar para as pessoas engloba tanto a comunidade e consumidores quanto a própria equipe interna das marcas.
Esse aspecto diz respeito a importância da loja física passar a ser um verdadeiro hub social, com o engajamento dos usuários por meio da experiência, gerando conteúdo para a comunidade e dando visibilidade para assuntos importantes.
Esse olhar para as pessoas gera dados que podem ser utilizados para melhorias contínuas no estabelecimento, além de permitir a criação de verdadeiros relacionamentos entre marca e cliente.
Prova disso é a pesquisa feita pela PwC com consumidores de 12 países, incluindo o Brasil, que descobriu que 73% deles apontam a experiência como um importante diferencial em suas decisões de compra.
No Brasil, em particular, esse índice alcança 89%, o mais alto registrado entre os países participantes.
- Fluidez
O foco deste conceito está na fluidez das regras e formatos do varejo.
Após o período da pandemia da covid-19, os usuários passaram a buscar nos ambientes físicos além de novas formas de experiências, fluidez e facilidade nas jornadas.
Com os novos meios de pagamento digitais e as tecnologias cada vez mais voltadas para solucionar os embargos diários, uma característica importante do novo consumidor é a busca por jornadas totalmente desburocratizadas e eficientes.
Pensando nisso, é necessário que um novo sistema envolvendo as operações físicas seja desenhado. Com o varejo hiperfísico, existirá muitas formas de expandir uma marca no varejo indo além dos formatos tradicionais.
Todos esses modelos dirão sobre marcas e plataformas que têm como estratégia a centralização no consumidor a partir da oferta de experiências.
Soluções da Onnipro para varejistas
Fato é que o varejo segue em pleno crescimento em 2023, com mais foco para inovar e rentabilidade para quem souber explorar e aproveitar as oportunidades.
É hora dos pequenos, médios e grandes varejistas se atentarem e buscarem pelas soluções que agora não são mais diferenciais, e sim, expectativas básicas dos clientes. É por isso que a Onnipro está sempre de olho em todas as tendências e transformações de mercado.
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