Promover produtos e serviços baseados nos valores, comportamentos, hábitos e opiniões de cada consumidor é condição básica para que empresas sigam competitivas no mercado.
Nos últimos anos, o perfil dos consumidores se transformou e eles se tornaram mais exigentes, buscando atendimento ágil, individualizado e personalizado.
Diante disso, as empresas, sobretudo do comércio varejista, precisaram se adaptar a essas mudanças e apostar em metodologias eficazes como a hiperpersonalização de campanhas.
A hiperpersonalização consiste em uma experiência customizada da jornada de compra do consumidor em tempo real. De maneira simplificada, ela usa o maior número de informações sobre o cliente para entregar um atendimento com satisfação garantida.
Ela permite que as marcas se aproximem dos seus clientes tendo em vista as suas necessidades e desejos, usando dados e outras informações que permitam um melhor conhecimento de seu público para fidelizá-lo e impactá-lo positivamente.
Empresas focadas nessa estratégia encontram mais oportunidades de crescimento dos negócios. Isso ocorre porque elas usam as informações adquiridas para entregar serviços e produtos exclusivos e tornar a relação com o consumidor ainda mais próxima e forte.
Além disso, esse tipo de estratégia garante o melhor desempenho para a empresa e proporciona diversas vantagens, como:
- Conhecer as dores e necessidades dos clientes;
- Ter um conhecimento aprofundado sobre o perfil do seu público;
- Agilizar o processo de compra;
- Aumentar as vendas complementares;
- Maior fidelização e satisfação do público;
- Melhoria no atendimento.
Conheça neste artigo tudo sobre a hiperpersonalização e como aplicá-la no seu negócio:
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O que é hiperpersonalização?
A estratégia combina dados comportamentais e históricos retirados de diversos pontos de contato para criar experiências altamente personalizadas e alinhadas às necessidades desse público.
Além disso, a hiperpersonalização identifica os aspectos em que a empresa apresenta “falhas” na jornada de consumo, conseguindo mostrar exatamente os pontos que podem ser aperfeiçoados no processo.
Este tipo de experiência também consiste em oferecer produtos, serviços e soluções diretamente ligadas ao que o cliente realmente precisa, pois utiliza de dados para entender e conhecer o perfil de cada comprador.
Assim, as empresas são capazes de desenvolver soluções de venda adequadas aos comportamentos e às necessidades de seus atuais e potenciais clientes, aumentando a conversão. Em geral, as campanhas são mais úteis e complexas do que as tradicionais.
Portanto, de modo geral, o intuito da hiperpersonalização não é apenas fazer com que o consumidor tenha uma experiência individualizada, mas também que consiga solucionar as suas necessidades de maneira mais rápida, eficiente e através do canal de sua preferência.
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Como usar a hiperpersonalização na prática?
De modo geral, a hiperpersonalização funciona com base no conceito de omnichannel — um tipo de estratégia que integra diferentes canais de venda e de comunicação da empresa e, a partir disso, proporciona uma experiência de compra simples, completa e unificada.
Para isso, as empresas utilizam dados em tempo real para compreender e conhecer o perfil dos compradores, a partir de dados obtidos por meio de Inteligência Artificial, Big Data, internet, reconhecimento de voz e chatbots, por exemplo.
Dessa forma é possível encontrar o canal favorito do cliente, utilizar a linguagem adequada e mostrar a ele que você pode ajudá-lo, assim como surpreendê-lo com boas sugestões de produtos ou serviços associados às suas necessidades.
A hiperpersonalização possibilita que os profissionais de marketing digital ampliem suas estratégias para além da segmentação, especialmente por conta das decisões baseadas em Inteligência Artificial.
Assim, é possível oferecer o produto certo, para a pessoa certa, no momento ideal e com preço justo para estimular o engajamento e a ação dos consumidores.
Com isso, os resultados tendem a potencializar o negócio, uma vez que, ao se sentir bem na jornada de compra, o cliente passa a admirar a empresa, torna-se fiel a ela e passa a indicá-la para outras pessoas.
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5 dicas de como implementar a hiperpersonalização em sua empresa:
- Personalize o atendimento
É importante saber transformar o atendimento de forma que o seu cliente se sinta bem, falando tanto por telefone como por chat.
É preciso estar em uma constante busca para não oferecer um atendimento robotizado e sim, um atendimento humanizado, investindo em saudações simpáticas e utilizando a mesma linguagem de seu consumidor.
- Implemente a estratégia omnichannel
O omnichannel é uma estratégia fundamental para tornar a experiência do cliente agradável e fidelizá-lo. Trata-se de um mecanismo de integração de diferentes canais de vendas utilizados por uma empresa.
Cada canal apresenta diversas possibilidades para levantar dados e insights sobre os consumidores, possibilitando que os gestores tenham uma visão completa de qual ponto da jornada o cliente está naquele momento, a fim de oferecer uma experiência de compra mais fluida.
- Use os dados ao seu favor
Como os clientes analisam diversos fatores antes da compra, quanto mais dados qualificados estiverem disponíveis para as empresas, melhor será o processo de implementação da hiperpersonalização.
Outro aspecto importante é que, ao coletar dados, é necessário implementar estratégias para categorizar os engajamentos, isto é, conversas sobre um produto com defeito, compras repetidas, clientes insatisfeitos, entre outros.
- Mapeie a jornada de compra do seu público
Depois de implementar o omnichannel e coletar dados, é fundamental mapear o comportamento e as características de consumo do seu público. Os pontos de contato podem variar conforme a idade, o gênero e a localização dos consumidores.
Por isso, identifique os principais canais utilizados — site, redes sociais, aplicativos, e-mail ou chat — e quais pessoas usam com maior frequência. A partir disso, é possível aproximar ainda mais os clientes e garantir ao cliente uma experiência positiva.
- Utilize insights de clientes
De forma resumida, os insights consistem nas reações que os clientes têm de uma empresa a partir da experiência de compra.
Eles são essenciais para a estratégia de hiperpersonalização, pois ao conceder informações relevantes sobre suas experiências, os clientes permitem que a empresa elabore estratégias mais eficientes.
Portanto, o ideal é ouvir o cliente, estar atento às suas preferências, problemas e necessidades, para assim obter uma visão mais ampla dos aspectos que afetam suas decisões de compra.
Por fim, para que as estratégias de hiperpersonalização sejam bem-sucedidas, o ideal é que os clientes sejam tratados de forma individualizada e que a empresa esteja sempre disposta a se reinventar para oferecer uma experiência ainda melhor para eles.
Agora que você já conhece a importância da hiperpersonalização do cliente para as empresas, não deixe de utilizar essa estratégia para ampliar sua rentabilidade e a satisfação do seu público.
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