Confira os principais meios de pagamento necessários para o avanço financeiro de supermercados.
Quanto mais meios de pagamentos, mais atrativo se torna um supermercado. Isso porque é possível diversificar as formas de recebimento para responder a diferentes grupos de consumidores, com necessidades diversas, atendendo a todos.
Pensar em quais formas de pagamento vai oferecer aos seus consumidores é tão importante quanto pensar no tipo de produto que vai vender em seu estabelecimento.
Continue lendo e confira algumas das diversas possibilidades de pagamento e como adotá-las para o crescimento do seu negócio em relação aos meios de pagamento.
O que são meios de pagamento?
Os meios de pagamento são as diferentes formas que as pessoas usam para pagar por produtos ou serviços. Com o passar dos anos, conforme a necessidade, essas formas de pagamento foram se adequando e modernizando às novas demandas do mercado.
Hoje, novas formas de pagamento, mais modernas, seguras e práticas, se tornaram comuns e isso oferece aos donos de supermercados uma grande gama de opções.
São inúmeras possibilidades, cada uma com suas vantagens particulares, portanto, é preciso conhecer os principais meios de pagamento, suas características e como cada um pode ser utilizado em seu negócio.
Conheça os 8 principais meios de pagamento para supermercados
Uma das melhores formas de atender a um vasto público é pensar em um mix de pagamentos. Dessa forma, você consegue englobar as necessidades de diferentes consumidores. Por isso, deve-se oferecer opções para pagamentos à vista e parcelados, tradicionais e tecnológicos, com possibilidade de benefícios e funcionais.
Confira as principais opções para supermercados:
1. Dinheiro cédula
Mesmo com inúmeras possibilidades, o dinheiro em cédula é o mais tradicional meio de pagamento. Segundo a CNDL, ele continua sendo o preferido do consumidor e representa 71% das compras.
Uma das principais vantagens é que ele é livre de taxas de manutenção ou bancárias. No entanto, um dos pontos negativos é em relação à segurança. Dependendo da quantidade de cédulas, é necessário um lugar mais seguro para o armazenamento do fluxo de caixa.
2. Crediário
O crediário próprio, apesar de gerar preocupações pela possibilidade de inadimplência, é uma opção importante para atender a clientes mais tradicionais ou que não possuem conta em banco.
Uma das vantagens é que esse é um público que, devido às poucas oportunidades de crédito, se torna fiel ao seu estabelecimento. Além disso, uma boa pesquisa e processo de cadastro, em parceria com uma empresa de proteção de crédito estabelecida, minimiza os riscos.
3. Cartão de crédito
Ainda segundo a pesquisa da CNDL, o cartão de crédito aparece em quarto lugar, com 57%, entre os métodos de pagamento mais utilizados pelo brasileiro. Em razão disso, muitos estabelecimentos já realizam vendas no cartão de crédito.
Essa é uma opção bastante segura, uma vez que os riscos ficam para o banco emissor, e há opções de máquinas mais baratas, com taxas mais acessíveis.
4. Cartão de débito
O cartão de débito fica em terceiro lugar entre os métodos mais utilizados pelo consumidor brasileiro em suas compras.
Essa é uma opção com vantagens tanto para o estabelecimento, que recebe à vista, e para o cliente, que não precisa carregar dinheiro.
Os supermercados pagam taxas sobre cada transação realizada, mas essa é uma venda segura para o estabelecimento.
5. Cartões próprios
O cartão próprio possibilita oferecer pagamento a prazo. Conhecido como private label, esse é um cartão com marca própria do supermercado, sem bandeira, que só pode ser utilizado para compras no estabelecimento proprietário ou de parceiros aprovados por ele.
Muitas redes já possuem o seu próprio cartão e o utilizam, inclusive, para atrair clientes e reforçar a marca.
6. Vale-alimentação
Muitas instituições usam o vale-alimentação como um benefício trabalhista. Por isso, muitos supermercados e intermediadores de pagamento passaram a aceitar esse tipo de cartão como pagamento.
7. Pix
Apesar de lançado recentemente, em 2020, o pix é o segundo meio de pagamento mais usado no Brasil. Ele permite a transferência instantânea de recursos entre contas sem qualquer tipo de taxa sobre a operação, tanto para o remetente, quanto para o destinatário.
Outro diferencial dessa forma de pagamento é que, diferentemente do TED e DOC, o PIX cai imediatamente na conta da loja, não dependendo do horário do banco para compensação.
8. Carteiras digitais
As carteiras digitais são plataformas e aplicativos com diversos meios de pagamento em um só lugar. É uma opção muito segura tanto para clientes, quanto para estabelecimentos. Outro diferencial é a possibilidade de cashbacks ou programas de pontos.
Por que oferecer diversos métodos de pagamento e como adotá-los
Quando você oferece uma boa variedade de métodos de pagamento, maior a chance de o seu cliente realizar compras e ser fidelizado. Ele se sente beneficiado por ter oportunidades concretas de escolha.
Se você checou essa lista e o seu supermercado não oferece todos os métodos citados, descubra agora como passar a oferecê-los.
Primeiro, você precisa definir quais são as opções ideais para o seu estabelecimento. Lembre-se de considerar questões locais, como banco e vale-alimentação mais utilizados na região.
Para viabilizar diversos meios de pagamento será preciso investir em tecnologia. Todos os sistemas que fazem a comunicação de uma transação dependem de conexão com a Internet, portanto, é preciso contar com um serviço de qualidade.
Por fim, o ERP da empresa (software de gestão empresarial que automatiza os processos) precisa se integrar a essas soluções, pois assim vai permitir um acompanhamento completo de todas as operações.
Conheça as soluções da Onnipro para a emissão de cartões
A Onnipro fornece soluções completas e eficazes para o processamento, emissão e suporte de negócios de cartão de crédito pré ou pós-pago nos produtos Bandeirados, Private Label ou Híbridos. Confira algumas das possibilidades das soluções da Onnipro:
● Cartões Bandeirados, Private Label e Híbridos
Permite que o estabelecimento emita cartões private label, ou seja, de marca própria sem vínculo com bandeiras, bandeirados, que são cartões vinculados às bandeiras tradicionais, e híbridos, cartões de marca própria que são também vinculados às bandeiras, o que permite que o usuário utilize o cartão fora do estabelecimento proprietário.
● Cartões de Crédito Pré e Pós-pago
Com a Onnipro o estabelecimento pode oferecer em seu cartão a possibilidade de cartões pré ou pós-pago aos seus fregueses.
● Cartões integrados à conta digital
Possibilidade de integração dos cartões próprios às contas digitais também do estabelecimento, otimizando financeiramente os negócios e explorando todas as possibilidades de linhas de receita.
Entre em contato com a nossa equipe e conte com o nosso know-how e toda excelência para oferecer o que há de melhor em seu estabelecimento.