Em 2021, as compras cresceram e somaram R$ 2,6 trilhões nos pagamentos com cartões no Brasil, segundo a Abecs. Neste cenário, a prevenção contra fraudes precisa, mais do que nunca, ser uma prioridade dos negócios. Esta é a melhor escolha para que a gestão de riscos seja feita sem prejudicar as transações do seu varejo.
Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, atualmente 57% das empresas no Brasil são alvos de fraudes e o varejo é um dos segmentos mais atingidos. Isso mostra que a atenção às fraudes no seu negócio deve ser constante.
O golpe mais comum é a clonagem do cartão, que pode acontecer em lojas físicas e nos canais digitais. Esse golpe ocorre quando um fraudador rouba as informações do cartão de crédito de uma pessoa para fazer compras com ele ou para o vender a outros criminosos.
Os fraudadores geralmente roubam essas informações para sacar dinheiro ou fazer compras variadas, deixando a vítima com uma dívida a pagar. O resultado disto é o titular do cartão ter de contactar o banco emissor e iniciar uma disputa, além de por vezes, perder a confiança no comércio.
Dessa forma, é certo que a empresa que investe em análise de dados tem mais condições de realizar o combate e prevenção à fraude. Por isso, colocar a segurança como prioridade no negócio é um dos diferenciais de quem está se destacando no mercado.
Assim, separamos algumas dicas de como evitar proteger o seu estabelecimento e o seu cliente de cair nesses golpes. Confira:
As principais fraudes com cartão de crédito
Antes de falarmos sobre as dicas, é importante mencionar quais são as fraudes mais comuns nos cartões de crédito. São elas:
- Clonagem dos cartões
A clonagem nada mais é que uma cópia fiel do cartão de crédito. Com a réplica do cartão em mãos, o fraudador se passa pela pessoa e usa o cartão de forma ilegal. Em 2019, por exemplo, o Brasil registrou mais de 3 milhões de cartões clonados em um ano. A pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil.
- Fraude sintética
A fraude sintética refere-se a quando um fraudador combina informação factual da identidade de uma pessoa real, que muito provavelmente foi roubada, com informação falsa para criar uma nova identidade. Por exemplo, podem usar um nome falso, mas o seu endereço verdadeiro.
- Roubo de dados em ligações ou mensagens
É quando o criminoso liga para uma pessoa, se identifica como funcionário do banco ou de qualquer outra instituição financeira e, logo em seguida, solicita para que a pessoa confirme todos os dados do cartão. Ou então envia links pelo whatsapp, e-mails ou mensagens no celular, em que a pessoa preenche suas informações em um site falso.
- Envio de boletos falsos
A fraude do envio de boletos falsos é também um golpe com bastante número no Brasil, de acordo com o SPC. O proprietário do cartão recebe por e-mail uma conta muito semelhante à fatura real da sua loja e com isso, deposita o pagamento na conta fraudulenta.
Para os lojistas, é de extrema importância encontrar formas de proteger seu negócio e seus clientes. Ao se proteger e ter meios de pagamentos seguros, o consumidor se sente mais confiante e incentivado a fazer compras com você, e os custos de chargeback são reduzidos.
5 Dicas de como proteger seu varejo de fraudes
- Perceber o padrão de compra e o comportamento do seu cliente. Fique atento a qualquer mudança ou nervosismo.
- Confirme todas as informações do comprador, verifique o documento com foto e veja se o nome do titular está de acordo com o restante dos dados informados.
- Fique atento ao pós-venda. Conversar com seu cliente após a compra ajuda a esclarecer a identidade do comprador, além de contribuir para uma relação de confiança e duradoura.
- Utilize um bom sistema antifraude durante as transações para acompanhar todo o processo de pagamento e garantir autenticidade da compra.
- Opte por processadoras e emissoras de cartão que tenham certificação em segurança e sistema antifraudes.
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